domingo, 2 de dezembro de 2012

PROJETO FOLCLORE

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA PERES DA SILVA
O Centro de Educação Infantil Ana Peres da Silva ( D. Nita) realizou um projeto sobre Folclore no período de .13 a 24 de agosto de 2012.
Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
 Portanto, a valorização do saber popular, é um ponto de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de preservar as tradições de um povo.
O projeto teve como objetivos: repassar valores culturais, resgatar a importância do folclore, conhecer músicas e brincadeiras folclóricas, desenvolver e estimular a coordenação visio motora, socializar, estimular o ritmo, desenvolver a linguagem oral e escrita e desenvolver a criatividade.
Iniciamos o projeto com diálogo com as crianças, questionamos suas próprias experiências sobre diversas lendas, brincadeiras e músicas. Através da roda da conversa explicamos o significado do folclore (lendas, superstições, par lendas, brincadeiras, adivinhas.) Trabalhamos histórias e lendas , tais como:  saci, boto, curupira, sereia, mula sem cabeça, Reproduzimos essas lendas através de  atividades de desenho, colagem, texturas, pinturas, dobraduras e molde vazado. Realizamos  diversas brincadeiras  dirigidas, como gincanas e cantigas de roda.
Os conteúdos trabalhados no presente projeto foram: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, música e artes.
Finalizamos o projeto com a exposição de trabalhos realizados pelas crianças e com uma apresentação cultural de cantigas folclóricas para todo o CEI ( Centro de Educação Infantil) .
A avaliação foi feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

Participantes do projeto:

Professora Joleandra  Ferreira Silva
Professora Kelli Carlos da Silva de Oliveira
Professora Carla Rosângela de Oliveira
Professora Elaine Aparecida de Lara
Professora Fernanda Merllo Lemes
Coordenadora Pedagógica : Elisa Bellini Saliba

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CARVALHO NETO, Paulo de. Folclore e educação. São Paulo: Forense-Universitária,
1981.

FERNANDES, Florestan. O Folclore em questão. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.

GUIMARÃES, J. Gerardo M. Repensando o folclore. São Paulo: Manole, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário