segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

Conteú
PROJETO Era Uma Vez
Nome: Elisa Bellini Saliba,  Dorcelina da Trindade, Letícia Souza Ferreira
Escola: Centro de Educação Infantil Ana Peres da silva     
Série:  Pré l A                            Número de alunos:     20
Professores envolvidos: Elisa, Dorcelina, Letícia                   
 Local: Rio Brilhante , Mato Grosso do Sul
Projeto Realizado no Período de 03 a 15 de Junho de 2012.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
¨  Este projeto pretende através da contação de histórias, colocar as crianças em contato com o maravilhoso mundo da literatura infantil.
¨  Objetivo (s)
¨  Desenvolver a imaginação.
¨  -Resgatar a cultura oral.
¨  -Valorizar a perpetuação do hábito de contar histórias.
¨  -Saber escutar o outro.
¨  -Proporcionar momento lúdicos e de interação.
Justificativa
       È ouvindo histórias, que as crianças podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância, e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.

Conteúdos
¨  Linguagem oral e escrita: contação da história dos três porquinhos,reprodução da história, filme dos três porquinhos.
¨  Matemática: números, cores, massinha.
¨  Música, Movimento e Artes: cantiga dos três porquinhos, brincadeiras, dança, fantoches, pintura, colagem.
¨  Natureza e Sociedade: Trabalhar os personagens da história, onde a história se passa, qual o porquinho que mais trabalhou na construção da casa, etc.
¨ METODOLOGIA
¨  Trabalharemos com as crianças a história dos três porquinhos. Primeiramente faremos a roda da conversa ( explicar qual história vai contar, perguntar se alguém já conhece, pedir atenção na hora da história, preparar o ambiente para contar a história. Contar a história dos três porquinhos através de livros, fantoches, cd narrando a história. Assistir o  filme dos três porquinhos, cantar a Cantar a música dos três porquinhos.Neste projeto trabalharemos Linguagem oral e escrita, Matemática, Música, Movimento, Artes visuais e natureza e sociedade.
¨  Sugestões de atividades:  propor o reconto oral da história, através de perguntas, como qual o nome da história, quais são os personagens da história, onde a história se passa, qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da casa, etc.  Reprodução  da história  através de desenhos, massinha, produção de máscaras, molde vazado , dobradura, numerais, cores, textura, pintura, colagem , cantigas, dança,

¨ Disciplinas envolvidas
¨  Linguagem oral e escrita
¨  Matemática
¨  Música
¨  Movimento
¨  Artes
¨  Natureza e Sociedade

Recursos a s Erem utilizados (tecnológicos ou não
¨  Aparelho de som, televisão, CD, DVD, aparelho de DVD, máquina fotográfica, fantoches, livros de literatura infantil. 

O registro será feito através de atividades, fotografias, filmagens

Avaliação e Resultados esperados
Deverá acontecer de forma contínua, com processo de intervenção para que as atividades possam alcançar o maior número de objetivos propostos. O momento da contação de histórias pode contribuir no desenvolvimento da oralidade, lúdico e afetivo da criança.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação de uma peça teatral da história dos três porquinhos, para os alunos do CEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário