PROJETO Era Uma Vez
Nome: Elisa Bellini Saliba, Dorcelina da Trindade, Letícia Souza Ferreira
Escola: Centro de Educação Infantil Ana Peres da silva
Série: Pré l A Número de alunos: 20
Professores envolvidos: Elisa, Dorcelina, Letícia
Local: Rio Brilhante , Mato Grosso do Sul
Projeto Realizado no Período de 03 a 15 de Junho de 2012.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
¨ Este projeto pretende através da contação de histórias, colocar as crianças em contato com o maravilhoso mundo da literatura infantil.
¨ Objetivo (s)
¨ Desenvolver a imaginação.
¨ -Resgatar a cultura oral.
¨ -Valorizar a perpetuação do hábito de contar histórias.
¨ -Saber escutar o outro.
¨ -Proporcionar momento lúdicos e de interação.
Justificativa
• È ouvindo histórias, que as crianças podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância, e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.
Conteúdos
¨ Linguagem oral e escrita: contação da história dos três porquinhos,reprodução da história, filme dos três porquinhos.
¨ Matemática: números, cores, massinha.
¨ Música, Movimento e Artes: cantiga dos três porquinhos, brincadeiras, dança, fantoches, pintura, colagem.
¨ Natureza e Sociedade: Trabalhar os personagens da história, onde a história se passa, qual o porquinho que mais trabalhou na construção da casa, etc.
¨ METODOLOGIA
¨ Trabalharemos com as crianças a história dos três porquinhos. Primeiramente faremos a roda da conversa ( explicar qual história vai contar, perguntar se alguém já conhece, pedir atenção na hora da história, preparar o ambiente para contar a história. Contar a história dos três porquinhos através de livros, fantoches, cd narrando a história. Assistir o filme dos três porquinhos, cantar a Cantar a música dos três porquinhos.Neste projeto trabalharemos Linguagem oral e escrita, Matemática, Música, Movimento, Artes visuais e natureza e sociedade.
¨ Sugestões de atividades: propor o reconto oral da história, através de perguntas, como qual o nome da história, quais são os personagens da história, onde a história se passa, qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da casa, etc. Reprodução da história através de desenhos, massinha, produção de máscaras, molde vazado , dobradura, numerais, cores, textura, pintura, colagem , cantigas, dança,
¨ Disciplinas envolvidas
¨ Linguagem oral e escrita
¨ Matemática
¨ Música
¨ Movimento
¨ Artes
¨ Natureza e Sociedade
Recursos a s Erem utilizados (tecnológicos ou não
¨ Aparelho de som, televisão, CD, DVD, aparelho de DVD, máquina fotográfica, fantoches, livros de literatura infantil.
O registro será feito através de atividades, fotografias, filmagens
Avaliação e Resultados esperados
Deverá acontecer de forma contínua, com processo de intervenção para que as atividades possam alcançar o maior número de objetivos propostos. O momento da contação de histórias pode contribuir no desenvolvimento da oralidade, lúdico e afetivo da criança.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação de uma peça teatral da história dos três porquinhos, para os alunos do CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário