domingo, 2 de dezembro de 2012

Projeto: cantigas de roda

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAA PERES DA SILVA (D. NITA)
PROJETO CANTIGAS DE RODA
A equipe do CEI Ana Peres da Silva realizou durante todo o ano letivo o projeto CANTIGAS DE RODA que teve como tema: cantar e alegrar. Os objetivos deste projeto foram: conhecer diversas cantigas de roda, desenvolver a linguagem, e valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda.
Segundo o Referencial curricular para a educação infantil, a música vem ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios a questões próprias desta linguagem. Tem sido em muitos casos suporte  para atender a vários propósitos como a formação de hábitos e atitudes, comportamentos, datas comemorativas e memorização de conteúdos; estas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais. Do ponto de vista pedagógico as cantigas infantis são consideradas completas: brincando de roda a criança exercita naturalmente seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória e estimula o gosto pela música. Poesia música e dança, unem-se em uma síntese de elementos, imprescindíveis a educação global. Vale lembrar que a atividade lúdica constitui o comportamento mais autêntico do comportamento da criança. Ao brincar a criança está respondendo a necessidade vital dando vazão a impulsos que a permitem desenvolver-se como ser pleno e afirmar sua existência singular. É um movimento que faz parte de seus esforços compreender o mundo e que a torna capaz de lidar com problemas até complexos e que muitas vezes tem dificuldade de compreender. Neste projeto resgatamos as cantigas de roda , já esquecida em nossa sociedade atual, trabalhamos o desenvolvimento das diversas habilidades ligadas tanto a áreas motoras , quanto nas cognitivas e afetivas , promovendo a formação integral da criança
As brincadeiras de rodas ajudam a socializar e desinibir as crianças ; auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal , senso rítmico, e organização coletiva, além de ser uma importante manifestação cultural, brincar de roda é um exercício que estimula os movimentos, trabalha o equilíbrio e desenvolve a linguagem oral.
O projeto foi desenvolvido com as crianças durante todo o ano letivo. Com este projeto foram trabalhados conteúdos de linguagem oral e escrita, música, movimento, artes, matemática, natureza e sociedade. Várias atividades pedagógicas foram realizadas e expostas no mural do CEI e a cada término de bimestre foi realizado o momento cultural onde cada turma cantava uma cantiga de roda para os demais colegas do CEI.
Este projeto teve início em fevereiro de 20012 e término no início de dezembro de 2012.
Participantes do projeto :
Professora Joleandra Ferreira Silva
Professora Kelli Carlos da Silva d eOliveira
Professora Carla Rosângela de Oliveira
Professora Elaine Aparecida de Lara
Professora Fernanda Merllo Lemes
Coordenadora pedagógica Elisa Bellini Saliba

Referências bibliográficas
BRASIL, câmara de educação básica .Resolução CEB n°1, de 07 de abril de 1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para educação infantil . Diário oficial da União, Brasília, 1999.
 _______________Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional , lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996.

_________________Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil . Brasília: MEC, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário