segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO CANTE E ENCANTE

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA PERES DA SILVA (D. NITA)

Projeto: Música para Berçário
Tema: Cante e encante
Justificativa: Através do projeto “cante e encante” queremos oferecer as crianças do berçário, a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, suas emoções e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer funções do seu corpo explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações.
Segundo o R.C.N. da Educação Infantil, os aspectos instintivos e  afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso, devem ser trabalhados em Centros de Educação Infantis. “As crianças interagem com a música , as brincadeiras e aos jogos, balbuciam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam, situações sonoras diversas, conferindo significados simbólicos aos objetos sonoros e a produção musical”, atesta o documento.
Neste sentido,as cantigas de ninar, as cantigas de roda, as parlendas, e todo tipo de jogo musical, tem grande importância, pois é através dessas interações que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons.(Brito, 2003,p.35.)
Brito (2003), também explica, que esse desenvolvimento do bebê  com a música, proporciona momentos de comunicação e troca, favorece o desenvolvimento  afetivo, cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto como educadores e família tanto com a música.
Objetivo: Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos, e melodias, explorando os movimentos e as sensações  do corpo, através de uma ação pedagógica musical , proporcionando momentos de alegria  que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.
Conteúdos trabalhados: Linguagem oral:
-Uso da linguagem oral, também associada ao gestual para conversar , brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades e sentimentos.
-Conhecimento e reprodução das canções.
-Observação de materiais impressos, como livros, revistas, histórias, etc.
Natureza e Sociedade
-Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, cantigas que digam respeito as tradições culturais.
-Convívio diário com os educadores e amiguinhos.
-Rotina de higiene
Matemática:
-Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
Artes:
-Garatuja, atividades com tinta e foleação .
Música e Movimento:
-Cantigas, músicas infantis, brincadeiras, estimulação.
Metodologia: Pretendemos utilizar a música em todos os momentos: hora da brincadeira, das refeições, do soninho, da estimulação. Ao usar a música em diversas ocasiões, estaremos proporcionando a criança, sua associação ao movimento dando liberdade para a criança acompanhar o ritmo com palmas, dançando e imitando os gestos dos adultos.
Essas atividades serão apresentadas pelos educadores das crianças estabelecendo assim,  um vínculo com os mesmos, tão, importante nesta faixa etária, além de permitir que a criança aprenda brincando, atividade de grande importância para sua formação humana.
Sugestões de  atividades : músicas infantis, cantigas de roda, brincadeiras, fantoches, foleação de livros e revistas, brinquedos diversos, sucatas, filmes (DVD), músicas (CD), brinquedos de encaixe.
Avaliação: Observações diárias e relatórios  bimestrais.
Considerando que em geral os bebês acabam criando sua própria rotina, pois cada um tem sua individualidade, é importante que o educador anote cada detalhe do seu dia a dia, cada progresso, cada conquista, para ter mais facilidade em fazer o relatório individual e a ficha avaliativa de cada criança.

O projeto foi desenvolvido no período de março de 2012 a dezembro de 2012.
O presente projeto foi realizado e desenvolvido pela coordenadora pedagógica Elisa Bellini Saliba, juntamente com as auxiliares de educação infantil Elizandra Fernandes G. Barbosa e Regina Machado de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário