CEI. ANA PERES
DA SILVA
HELENILDA ARAUJO DE LIMA
PROJETO
CANTIGAS DE RODA
Projeto
apresentado e desenvolvido na Educação Infantil – Creche, em todas as turmas do
CEI. ANA PERES DA SILVA, turno integral.
Rio Brilhante-MS, 2013
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver estratégias dentro dos eixos temáticos Expressão Corporal e
Linguagem, com o intuito de orientar e contribuir para a boa formação dos
educandos, através do resgate das cantigas de roda, tentando proporcionar a
estes uma convivência escolar e social mais harmoniosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular o desenvolvimento da fala das crianças;
Mostrar um repertório de músicas adequados para cada fase de
desenvolvimento;
Despertar o ritmo, a sensibilidade e a atenção pela música;
Desenvolver a coordenação motora;
Aguçar o gosto pela música;
Favorecer a dicção através da articulação das palavras;
Desenvolver a expressividade e equilíbrio;
Ampliar o vocabulário;
Ter noções de letras, números, cores;
Proporcionar oportunidade para socialização e conseqüente desinibição.
JUSTIFICATIVA
A unidade escolar onde será desenvolvido o projeto é o Centro de Educação
Infantil Ana Peres da Silva, que está localizado no bairro Canaã, no município
de Rio Brilhante. Neste ano de 2013, o centro atende 120 crianças de 4 meses a
4 anos.
A maioria das crianças atendidas pertence às classes sociais de baixa
renda, sendo que seus pais, na maior parte das vezes, trabalham o dia todo para
sustentar a família, e têm pouco tempo para se relacionar com as crianças.
Muitas vezes, os estímulos para o desenvolvimento delas fica quase que somente
por conta do Centro de Educação Infantil.
Como os alunos estão desenvolvendo a fala, detectamos a necessidade da oralidade ser
estimulada. Muitas destas crianças convivem com músicas de letras inadequadas
para a idade e como estamos vivendo em uma era onde a tecnologia está cada vez
mais presente no cotidiano delas, muitas deixam de estar juntas, de conversar,
de socializar experiências e informações. Pensando nisto, resolvemos incorporar
cantigas de roda em nossa rotina.
PROBLEMÁTICA
As crianças que freqüentam a primeira etapa da Educação Infantil
encontram-se em processo de construção da linguagem oral. Com isso, muitas
ainda apresentam dificuldades na fala, sendo que a busca por situações lúdicas
proporcionadas pelas cantigas de roda podem fazer com que as mesmas expandam
seu vocabulário de forma mais prazerosa.
HIPÓTESE
A utilização de atividades que resgatem as cantigas de roda podem
proporcionar o desenvolvimento da fala pelas crianças pequenas. Isto porque
além da linguagem oral, concilia-se atividades de coordenação motora, o que faz
com que a criança possa trabalhar diversas formas de expressividade, desenvolver
equilíbrio, ampliar o vocalubário, aumentar a socialização, além de
proporcionar outras oportunidades de aprendizagem, tais como letras, números,
cores.
REFERENCIAL TEÓRICO
As cantigas de roda ajudam a embalar a infância, a prolonga-la e dessa
forma permitem que elas continuem sendo crianças por mais tempo e também
contribuem para melhorar a comunicação entre si.
Ou seja, “A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes
de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”. (BRITO 1998,
p.45)
O conteúdo música faz parte de nossa Proposta Pedagógica, pois para a
criança que está desenvolvendo a fala e a coordenação, a música é um ótimo
instrumento a ser trabalhado. Segundo WALLON (apud DANTAS, 1992, p. 86), as reações de bem estar ou mal- estar da
criança, se manifestam mediante essas descargas motoras indiferenciadas
(reflexos) é que suscitam nos adultos que a cercam reações de natureza afetiva
e emocional, provocando respostas a suas necessidades.
Até os dois anos de idade a criança aprende a andar, a falar e a
interagir mais com o mundo a sua volta. É o andar e a linguagem que darão
oportunidade à criança de ingressar no mundo dos símbolos. Essa é uma etapa
fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Pois é a linguagem que
permitirá outra forma de exploração do mundo. Mas como seu pensamento ainda
está em seu início, a criança necessita do auxílio dos gestos para se
exteriorizar. Por exemplo: quando a criança fala de um presente que ganhou, uma
bola bem grande, abre bem os braços para mostrar o tamanho da bola. Cantigas
acompanhadas por gestos exercem grande fascínio nessa fase.
Para BRÉSCIA (2003, p. 67) “a musicalização é um processo de construção
do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical,
favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção,
auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo
para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.”
METODOLOGIA
Escolher a cada mês as cantigas que irão ser apresentadas.
Ensinar às crianças as letras das músicas.
Colocar coreografia nas cantigas e ensinar os alunos.
Ensaiar as cantigas e as coreografias.
Apresentar para as outras salas as cantigas ensaiadas.
Através da músicas vamos trabalhar vários conteúdos que já fazem parte da
proposta pedagógica como: expressividade, equilíbrio, coordenação, apreciação
musical, ampliar o vocabulário, fala, ouvir, alfabeto, números, cores,
lateralidades.
Com as cantigas o professor vai transformar a sala em um ambiente
estimulante e prazeroso para se aprender.
Pois seguindo a linha do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,
a criança através da música expressa os sentimentos. E como temos crianças que
ainda não falam, através das músicas podemos descobrir sentimentos bons e negativos
que a criança está nutrindo.
A cada início de mês a coordenadora junto com o professor irá escolher as
cantigas e a coreografia a serem trabalhados e ensaiados na sala.
Escolhida a cantiga, o professor irá juntar as cantigas com as outras
músicas já cantadas diariamente.
O coordenador marcará o melhor dia para as apresentações.
A cantiga de roda não é só para passar o tempo, através dela podemos
ensinar cor, letras, números de forma lúdica.
CRONOGRAMA
Mês
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Escolha
da cantiga de roda coordenador, professor, auxiliar
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Ensaio
e confecção de materiais (máscaras, aventais...) sob supervisão da
coordenadora
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Apresentação da cantiga para toda comunidade escolar
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Março
|
Do
dia 1º a 06
|
Do
dia 07 a 26
|
Dia 27
|
Abril
|
Do
dia 1º a 05
|
Do
dia 08 a 29
|
Dia 30
|
Maio
|
Do
dia 02 a 07
|
Do
dia 08 a 28
|
Dia 29
|
Junho
|
Do
dia 03 a 07
|
Do
dia 10a 26
|
Dia 27
|
Julho
|
Do
dia 02 e 05
|
Do
dia 08 a 30
|
Dia 31
|
Agosto
|
Do
dia 1º a 06
|
Do
dia 7 a 29
|
Dia 30
|
Setembro
|
Do
dia 02 a 06
|
Do
dia 09 a 27
|
Dia 30
|
Outubro
|
Do
dia 1º
a 04
|
Do
dia 07 a 30
|
Dia 31
|
Em cada dia será utilizada 01 hora/aula para o projeto.
|
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá todos os dias, observando se as crianças estão
desenvolvendo as habilidades propostas.
E ao final do projeto em outubro cada professor irá fazer um relatório
dizendo o que as crianças desenvolveram.
Com relação à avaliação do projeto pelos alunos, será feita de forma
oral, bem como verificando-se o empenho e reações dos mesmos ao longo do seu
desenvolvimento, haja visto que os mesmos ainda não dominam a linguagem
escrita.
REFERÊNCIAS
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas
e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música in
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DANTAS, H. A afetividade e a
construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: La Taille , Yves de et al. Piaget, Vygotski, Wallon. Teorias
psicogenéticas em
discussão. São Paulo : Summus, 1992.
Parabéns pelo projeto desenvolvido. Vai me ajudar muito. Obrigada!
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