sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PROJETO OLIMPÍADA

CEI. ANA PERES DA SILVA

HELENILDA ARAUJO DE LIMA
















PROJETO OLIMPIADA

Projeto apresentado e desenvolvido na Educação Infantil – Creche, em todas as turmas do CEI. Ana Peres da Silva, turno integral.




















Rio Brilhante-MS, 2013
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a coordenação motora, a criatividade, a socialização por meio de atividades lúdicas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a coordenação motora ampla e grossa;
Trabalhar a socialização;
Estimular a competição saudável;
Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
Estimular a imaginação;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver a expressão corporal;
Desenvolver a linguagem verbal;
Desenvolver a expressão de sentimentos, sensações;
Desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar.


JUSTIFICATIVA

O Centro de Educação Infantil Ana Peres da Silva está inserido na Zona Urbana de Rio Brilhante, localizado  no Bairro Canaã, atende 120 crianças de 4 meses a 4 anos. A maioria é de baixa renda.
Tendo em vista que os alunos ainda estão em uma idade em que a coordenação motora não encontra-se plenamente desenvolvida, e considerando que muitas vezes os mesmos recebem pouco estimula da família, vemos que o Centro de Educação Infantil deve buscar formas de proporcionar tal desenvolvimento.
Além de constatarmos cotidianamente a necessidade de tal trabalho, é importante enfatizar que a coordenação motora é um dos itens presentes na Proposta Pedagógica da unidade escolar, sendo que sempre buscamos maneiras prazerosas para realizar tal trabalho.
Em busca de situações que além de desenvolver a coordenação, promovam a socialização e proporcione momentos lúdicos, definimos pela utilização de jogos e brincadeiras dentro de um contexto organizado e elaborado, que culmina na realização das Olimpíadas do Centro de Educação Infantil.


PROBLEMÁTICA

A faixa etária de crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil (quatro meses a quatro anos) abarca situações amplas de desenvolvimento da coordenação motora, que vai desde crianças que estão aprendendo a engatinhar até aquelas que já correm mas que ainda apresentam dificuldades na coordenação. Considerando que para quaisquer situações da vida cotidiana será importante que elas tenham desenvolvimento motor, é fundamental buscar atividades que promovam seu pleno crescimento, mas não deixando em segundo plano a ludicidade que pode ser atingida com maior facilidade com o uso de jogos e brincadeiras.




HIPÓTESE


O desenvolvimento da coordenação motora pode ser facilitado e tornar-se bem mais prazeroso com a utilização de atividades lúdicas. Tais atividades também promovem a socialização, estimulam a competição saudável, desenvolvem a noção de ganhar e perder.


REFERENCIAL TEÓRICO

Os alunos estão desenvolvendo a coordenação motora e resolvemos fazer o projeto Olimpíadas para desenvolver esta habilidade, sendo que este tema também está inserido em nossa Proposta Pedagógica.
O jogo possibilita inúmeras alternativas para que o aluno aprenda e trabalhe a coordenação motora, como enfatizam os Referencias Curriculares Nacionais (1998, p.32) “As instituições de educação infantil devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar, as crianças aprendem a competir, e colaborar umas com as outras, a combinar e respeitar regras”.
É no brincar que a criança interage com o mundo, desenvolve sua criatividade amplia seus conhecimentos, como Wallon (1979, p.210) afirmou sobre a importância do movimento na Educação Escolar “A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas.” Segundo Froebel (2002, p. 4): “...as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho rumo a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.”
Sendo assim a criança aprende brincando, então utilizaremos o jogo para trabalhar os conteúdos da Proposta Pedagógica como: alfabeto, números, quantidades, cores, formas geométricas.


METODOLOGIA

Selecionar os jogos que serão treinados de março a agosto.
A coordenadora Helenilda juntamente com a outra coordenadora do CEI Frei Everardo Kremper vão definir quais as provas serão treinadas para a olimpíada.
Mostrar para os professores e auxiliares quais foram as provas escolhidas.
Apresentar um jogo diferente por dia, colocando para as crianças  as regras e normas.
A coordenadora irá coordenar os ensaios entre as salas, para verificar que jogos as crianças se adaptem melhor.
Escolher o mascote que carregará a tocha.
Selecionar as crianças que levarão as bandeiras ( Brasil, Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante, CEI Ana Peres da SILVA e do CEI Frei Everardo Kremper será um aluno da própria unidade que carregará).
Confeccionar e organizar os coletes que as crianças e os adultos usarão no dia da olimpíada.
A ficha com os jogos e materiais utilizados no dia da olimpíada ficará sob a organização da coordenadora.
O juiz será um professor de educação infantil indicado pela  secretaria de Educação  ficará encarregada de marcar a pontuação de cada equipe e a classificação final.
Para finalizar, haverá entrega de medalhas e troféus.
Recursos Materiais:
Troféus e medalhas, TNT ( VERMELHO), bolas, cones, caixas de fósforo, barbantes, cadeiras, caixas de papelão, brinquedos variados, bastão, cordas, colheres.
Recursos Humanos:
Professora, alunos, coordenadoras pedagógicas, diretora, entre outros do C.E. I Ana Peres da Silva e do C.E. Frei Everardo Kremper.



CRONOGRAMA
Atividade
Nível
I A
(01 hora/aula em cada data)
Nível
I B
(01 hora/aula em cada data)
Nível
II A
(01 hora/aula em cada data)
Nível
II B
(01 hora/aula em cada data)
Nível
II C
(01 hora/aula em cada data)
PRÉ
I  A
(01 hora/aula em cada data)
A coordenadora apresentará os jogos para os professores


05/03


06/03


07/03


08/03


11/03


12/03
Treinamento  dos jogos sob a supervisão da coordenadora  
19/03 a 30/04
19/03 a 30/04
19/03 a 30/04
19/03 a 30/04
19/03 a 30/04
19/03 a 30/04
Apresentação de novos jogos para ensaios

02/05

02/05

03/05

03/05

06/05

06/05
Treinamento dos jogos sob a supervisão da coordenadora  
07/05 a 28/06
09/05 a 28/06
09/05 a 28/06
09/05 a 28/06
09/05 a 28/06
09/05 a 28/06
Escolha da criança que será mascote e que carregarão bandeiras

02/07

02/07

02/07

02/07

02/07

02/07
Treinamento dos jogos sob a supervisão da coordenadora  
03/07 a 31/07
03/07 a 31/07
03/07 a 31/07
03/07 a 31/07
03/07 a 31/07
03/07 a 31/07
Ensaio entre as salas
01/08
01/08
01/08
01/08
01/08
01/08
Seleção de músicas para a ginana
01/08 a 07/08
01/08 a 07/08
01/08 a 07/08
01/08 a 07/08
01/08 a 07/08
01/08 a 07/08
Confecção de coletes
02/08 a 09/08
02/08 a 09/08
02/08 a 09/08
02/08 a 09/08
02/08 a 09/08
02/08 a 09/08
Para finalizar será realizada uma gincana entre os CEI  APS e FEK
13/08
13/08
13/08
13/08
13/08
13/08



AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá todos os dias, observando se as crianças estão desenvolvendo as habilidades propostas.
Com relação à avaliação do projeto pelos alunos, será feita de forma oral, bem como verificando-se o empenho e reações dos mesmos ao longo do seu desenvolvimento, haja visto que os mesmos ainda não dominam a linguagem escrita.



REFERÊNCIAS

BRASIL, Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Vol. 3. Brasília: MEC/SEI, 1998.
FROEBEL, Friedrich. O Pedagogo dos Jardins de Infância. 1º. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2002
WALLON, Henri. Do acto ao pensamento. Ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes Editora 1979.





PROJETO CANTIGA DE RODA


CEI. ANA PERES DA SILVA


HELENILDA ARAUJO DE LIMA















PROJETO CANTIGAS DE RODA

Projeto apresentado e desenvolvido na Educação Infantil – Creche, em todas as turmas do CEI. ANA PERES DA SILVA, turno integral.



















Rio Brilhante-MS, 2013






OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver estratégias dentro dos eixos temáticos Expressão Corporal e Linguagem, com o intuito de orientar e contribuir para a boa formação dos educandos, através do resgate das cantigas de roda, tentando proporcionar a estes uma convivência escolar e social mais harmoniosa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o desenvolvimento da fala das crianças;
Mostrar um repertório de músicas adequados para cada fase de desenvolvimento;
Despertar o ritmo, a sensibilidade e a atenção pela música;
Desenvolver a coordenação motora;
Aguçar o gosto pela música;
Favorecer a dicção através da articulação das palavras;
Desenvolver a expressividade e equilíbrio;
Ampliar o vocabulário;
Ter noções de letras, números, cores;
Proporcionar oportunidade para socialização e conseqüente desinibição.


JUSTIFICATIVA

A unidade escolar onde será desenvolvido o projeto é o Centro de Educação Infantil Ana Peres da Silva, que está localizado no bairro Canaã, no município de Rio Brilhante. Neste ano de 2013, o centro atende 120 crianças de 4 meses a 4 anos.
A maioria das crianças atendidas pertence às classes sociais de baixa renda, sendo que seus pais, na maior parte das vezes, trabalham o dia todo para sustentar a família, e têm pouco tempo para se relacionar com as crianças. Muitas vezes, os estímulos para o desenvolvimento delas fica quase que somente por conta do Centro de Educação Infantil.
Como os alunos estão desenvolvendo a fala,  detectamos a necessidade da oralidade ser estimulada. Muitas destas crianças convivem com músicas de letras inadequadas para a idade e como estamos vivendo em uma era onde a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano delas, muitas deixam de estar juntas, de conversar, de socializar experiências e informações. Pensando nisto, resolvemos incorporar cantigas de roda em nossa rotina.



PROBLEMÁTICA

As crianças que freqüentam a primeira etapa da Educação Infantil encontram-se em processo de construção da linguagem oral. Com isso, muitas ainda apresentam dificuldades na fala, sendo que a busca por situações lúdicas proporcionadas pelas cantigas de roda podem fazer com que as mesmas expandam seu vocabulário de forma mais prazerosa.


HIPÓTESE

A utilização de atividades que resgatem as cantigas de roda podem proporcionar o desenvolvimento da fala pelas crianças pequenas. Isto porque além da linguagem oral, concilia-se atividades de coordenação motora, o que faz com que a criança possa trabalhar diversas formas de expressividade, desenvolver equilíbrio, ampliar o vocalubário, aumentar a socialização, além de proporcionar outras oportunidades de aprendizagem, tais como letras, números, cores.




REFERENCIAL TEÓRICO

As cantigas de roda ajudam a embalar a infância, a prolonga-la e dessa forma permitem que elas continuem sendo crianças por mais tempo e também contribuem para melhorar a comunicação entre si.
Ou seja, “A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”. (BRITO 1998, p.45)
O conteúdo música faz parte de nossa Proposta Pedagógica, pois para a criança que está desenvolvendo a fala e a coordenação, a música é um ótimo instrumento a ser trabalhado. Segundo WALLON (apud DANTAS, 1992, p. 86),  as reações de bem estar ou mal- estar da criança, se manifestam mediante essas descargas motoras indiferenciadas (reflexos) é que suscitam nos adultos que a cercam reações de natureza afetiva e emocional, provocando respostas a suas necessidades.
Até os dois anos de idade a criança aprende a andar, a falar e a interagir mais com o mundo a sua volta. É o andar e a linguagem que darão oportunidade à criança de ingressar no mundo dos símbolos. Essa é uma etapa fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Pois é a linguagem que permitirá outra forma de exploração do mundo. Mas como seu pensamento ainda está em seu início, a criança necessita do auxílio dos gestos para se exteriorizar. Por exemplo: quando a criança fala de um presente que ganhou, uma bola bem grande, abre bem os braços para mostrar o tamanho da bola. Cantigas acompanhadas por gestos exercem grande fascínio nessa fase.
Para BRÉSCIA (2003, p. 67) “a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.”


METODOLOGIA

Escolher a cada mês as cantigas que irão ser apresentadas.
Ensinar às crianças as letras das músicas.
Colocar coreografia nas cantigas e ensinar os alunos.
Ensaiar as cantigas e as coreografias.
Apresentar para as outras salas as cantigas ensaiadas.
Através da músicas vamos trabalhar vários conteúdos que já fazem parte da proposta pedagógica como: expressividade, equilíbrio, coordenação, apreciação musical, ampliar o vocabulário, fala, ouvir, alfabeto, números, cores, lateralidades.
Com as cantigas o professor vai transformar a sala em um ambiente estimulante e prazeroso para se aprender.
Pois seguindo a linha do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a criança através da música expressa os sentimentos. E como temos crianças que ainda não falam, através das músicas podemos descobrir sentimentos bons e negativos que a criança está nutrindo.
A cada início de mês a coordenadora junto com o professor irá escolher as cantigas e a coreografia a serem trabalhados e ensaiados na sala.
Escolhida a cantiga, o professor irá juntar as cantigas com as outras músicas já cantadas diariamente.
O coordenador marcará o melhor dia para as apresentações.
A cantiga de roda não é só para passar o tempo, através dela podemos ensinar cor, letras, números de forma lúdica.




CRONOGRAMA


Mês
Escolha da cantiga de roda coordenador, professor, auxiliar
Ensaio e confecção de materiais (máscaras, aventais...) sob supervisão da coordenadora
Apresentação da cantiga para toda comunidade escolar
Março
Do dia 1º a 06
Do dia 07 a 26
Dia 27
Abril
Do dia 1º a 05
Do dia 08 a 29
Dia 30
Maio
Do dia 02 a 07
Do dia 08 a 28
Dia 29
Junho
Do dia 03 a 07
Do dia 10a 26
Dia 27
Julho
Do dia 02 e 05
Do dia 08 a 30
Dia 31
Agosto
Do dia 1º a 06
Do dia  7 a 29
Dia 30
Setembro
Do dia 02 a 06
Do dia 09 a 27
Dia 30
Outubro
Do dia 1º a 04
Do dia 07 a 30
Dia 31
Em cada dia será utilizada 01 hora/aula para o projeto.



AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá todos os dias, observando se as crianças estão desenvolvendo as habilidades propostas.
E ao final do projeto em outubro cada professor irá fazer um relatório dizendo o que as crianças desenvolveram.
Com relação à avaliação do projeto pelos alunos, será feita de forma oral, bem como verificando-se o empenho e reações dos mesmos ao longo do seu desenvolvimento, haja visto que os mesmos ainda não dominam a linguagem escrita.
  
REFERÊNCIAS

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música in Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: La Taille, Yves de et al. Piaget, Vygotski, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.