CEI. ANA PERES
DA SILVA
HELENILDA ARAUJO DE LIMA
PROJETO
OLIMPIADA
Projeto
apresentado e desenvolvido na Educação Infantil – Creche, em todas as turmas do
CEI. Ana Peres da Silva, turno integral.
Rio Brilhante-MS, 2013
OBJETIVOS
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver a coordenação motora, a criatividade, a socialização por meio
de atividades lúdicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a coordenação motora ampla e grossa;
Trabalhar a socialização;
Estimular a competição saudável;
Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
Estimular a imaginação;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver a expressão corporal;
Desenvolver a linguagem verbal;
Desenvolver a expressão de sentimentos, sensações;
Desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar.
JUSTIFICATIVA
O Centro de Educação Infantil Ana Peres da Silva está inserido na Zona
Urbana de Rio Brilhante, localizado no
Bairro Canaã, atende 120 crianças de 4 meses a 4 anos. A maioria é de baixa renda.
Tendo em vista que os alunos ainda estão em uma idade em que a
coordenação motora não encontra-se plenamente desenvolvida, e considerando que
muitas vezes os mesmos recebem pouco estimula da família, vemos que o Centro de
Educação Infantil deve buscar formas de proporcionar tal desenvolvimento.
Além de constatarmos cotidianamente a necessidade de tal trabalho, é
importante enfatizar que a coordenação motora é um dos itens presentes na
Proposta Pedagógica da unidade escolar, sendo que sempre buscamos maneiras
prazerosas para realizar tal trabalho.
Em busca de situações que além de desenvolver a coordenação, promovam a
socialização e proporcione momentos lúdicos, definimos pela utilização de jogos
e brincadeiras dentro de um contexto organizado e elaborado, que culmina na
realização das Olimpíadas do Centro de Educação Infantil.
PROBLEMÁTICA
A faixa etária de crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil
(quatro meses a quatro anos) abarca situações amplas de desenvolvimento da
coordenação motora, que vai desde crianças que estão aprendendo a engatinhar
até aquelas que já correm mas que ainda apresentam dificuldades na coordenação.
Considerando que para quaisquer situações da vida cotidiana será importante que
elas tenham desenvolvimento motor, é fundamental buscar atividades que promovam
seu pleno crescimento, mas não deixando em segundo plano a ludicidade que pode
ser atingida com maior facilidade com o uso de jogos e brincadeiras.
HIPÓTESE
O desenvolvimento da coordenação motora pode ser facilitado e tornar-se
bem mais prazeroso com a utilização de atividades lúdicas. Tais atividades
também promovem a socialização, estimulam a competição saudável, desenvolvem a
noção de ganhar e perder.
REFERENCIAL TEÓRICO
Os alunos estão desenvolvendo a coordenação motora e resolvemos fazer o
projeto Olimpíadas para desenvolver esta habilidade, sendo que este tema também
está inserido em
nossa Proposta Pedagógica.
O jogo possibilita inúmeras alternativas para que o aluno aprenda e
trabalhe a coordenação motora, como enfatizam os Referencias Curriculares
Nacionais (1998, p.32) “As instituições de educação infantil devem assegurar e
valorizar, em seu cotidiano, jogos e brincadeiras que contemplem a progressiva
coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos de regras
trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar, as
crianças aprendem a competir, e colaborar umas com as outras, a combinar e
respeitar regras”.
É no brincar que a criança interage com o mundo, desenvolve sua
criatividade amplia seus conhecimentos, como Wallon (1979, p.210) afirmou sobre
a importância do movimento na Educação Escolar “A criança concebe o grupo em
função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se
com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem
surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas.” Segundo Froebel (2002,
p. 4): “...as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho rumo a
aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do
mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.”
Sendo assim a criança aprende brincando, então utilizaremos o jogo para
trabalhar os conteúdos da Proposta Pedagógica como: alfabeto, números,
quantidades, cores, formas geométricas.
METODOLOGIA
Selecionar os jogos que serão treinados de março a agosto.
A coordenadora Helenilda juntamente com a outra coordenadora do CEI Frei
Everardo Kremper vão definir quais as provas serão treinadas para a olimpíada.
Mostrar para os professores e auxiliares quais foram as provas
escolhidas.
Apresentar um jogo diferente por dia, colocando para as crianças as regras e normas.
A coordenadora irá coordenar os ensaios entre as salas, para verificar
que jogos as crianças se adaptem melhor.
Escolher o mascote que carregará a tocha.
Selecionar as crianças que levarão as bandeiras ( Brasil, Mato Grosso do
Sul, Rio Brilhante, CEI Ana Peres da SILVA e do CEI Frei Everardo Kremper será
um aluno da própria unidade que carregará).
Confeccionar e organizar os coletes que as crianças e os adultos usarão
no dia da olimpíada.
A ficha com os jogos e materiais utilizados no dia da olimpíada ficará
sob a organização da coordenadora.
O juiz será um professor de educação infantil indicado pela secretaria de Educação ficará encarregada de marcar a pontuação de
cada equipe e a classificação final.
Para finalizar, haverá entrega de medalhas e troféus.
Recursos
Materiais:
Troféus e medalhas, TNT ( VERMELHO), bolas, cones, caixas de fósforo, barbantes,
cadeiras, caixas de papelão, brinquedos variados, bastão, cordas, colheres.
Recursos Humanos:
Professora, alunos, coordenadoras pedagógicas, diretora, entre outros do
C.E. I Ana Peres da Silva e do C.E. Frei Everardo Kremper.
CRONOGRAMA
Atividade
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Nível
I A
(01 hora/aula em cada data)
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Nível
I B
(01 hora/aula em cada data)
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Nível
II A
(01 hora/aula em cada data)
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Nível
II B
(01 hora/aula em cada data)
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Nível
II C
(01 hora/aula em cada data)
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PRÉ
I
A
(01 hora/aula em cada data)
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A coordenadora apresentará os
jogos para os professores
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05/03
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06/03
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07/03
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08/03
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11/03
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12/03
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Treinamento dos jogos sob a supervisão da
coordenadora
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19/03
a 30/04
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19/03
a 30/04
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19/03
a 30/04
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19/03
a 30/04
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19/03
a 30/04
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19/03
a 30/04
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Apresentação de novos jogos para
ensaios
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02/05
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02/05
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03/05
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03/05
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06/05
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06/05
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Treinamento dos jogos sob a
supervisão da coordenadora
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07/05
a 28/06
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09/05
a 28/06
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09/05
a 28/06
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09/05
a 28/06
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09/05
a 28/06
|
09/05
a 28/06
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Escolha da criança que será
mascote e que carregarão bandeiras
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02/07
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02/07
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02/07
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02/07
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02/07
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02/07
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Treinamento dos jogos sob a
supervisão da coordenadora
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03/07
a 31/07
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03/07
a 31/07
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03/07
a 31/07
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03/07
a 31/07
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03/07
a 31/07
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03/07
a 31/07
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Ensaio entre as salas
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01/08
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01/08
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01/08
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01/08
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01/08
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01/08
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Seleção de músicas para a ginana
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01/08
a 07/08
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01/08
a 07/08
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01/08
a 07/08
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01/08
a 07/08
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01/08
a 07/08
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01/08
a 07/08
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Confecção de coletes
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02/08
a 09/08
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02/08
a 09/08
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02/08
a 09/08
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02/08
a 09/08
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02/08
a 09/08
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02/08
a 09/08
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Para finalizar será realizada uma
gincana entre os CEI APS e FEK
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13/08
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13/08
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13/08
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13/08
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13/08
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13/08
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AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá todos os dias, observando se as crianças estão
desenvolvendo as habilidades propostas.
Com relação à avaliação do projeto pelos alunos, será feita de forma
oral, bem como verificando-se o empenho e reações dos mesmos ao longo do seu
desenvolvimento, haja visto que os mesmos ainda não dominam a linguagem
escrita.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Referencial Curricular Para a Educação Infantil.
Vol. 3. Brasília: MEC/SEI, 1998.
FROEBEL, Friedrich. O
Pedagogo dos Jardins de Infância. 1º. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2002
WALLON,
Henri. Do acto ao pensamento. Ensaio de
psicologia comparada. Lisboa: Moraes Editora 1979.